UREÑA RIB

OBRA PICTÓRICA

 

 

 

 

 

CUENTOS

 

LIBROS DE UREÑA RIB

 
 
arte domincano

MARINA DIAS

MODELOS PELAS TELAS DE

FERNANDO UREÑA RIB

 

 

Modelo Brasileira Marina Dias nelas Telas de Fernando Ureña Rib

 

FERNANDO UREÑA RIB

 

Se Fernando Ureña Rib parece muito confiante com suas telas, isto é porque tem pintado desde muito jovem. Nascido em La Romana, República Dominicana em 1951, este artista internacional começou as suas obras treinando desde os 12 anos, recebendo em 1968 grau de Professor de Arte da Escola Nacional de belas-artes em Santo Domingo em 1968, seguido por estudos de Arte na Europa e o EUA,

Rib de Ureña viu o seu trabalho exibido ao redor do Mundo e ocupou um cargo proeminente na cena de Arte no seu próprio país, mas ele admite ser atraído particularmente a Montreal que ele visita anualmente. Alugando um estúdio no centro da cidade, no Edifício Belgo, ele se imerge entusiasticamente na atmosfera criativa e diversa, produzindo em Montreal os seus trabalhos.

O resultado da mais recente produção prolífica dele é umas séries de pinturas agora à mostra, intituladas Dadoras no Estúdio de Arte dele a 661 Brickell Key Drive, Miami.

O fluxo criativo de Ureña Rib está dividido em duas correntes distintas, cada qual poderosa em si própria e ambas marcadas por estéticas visuais diferentes. Muitos anos atrás ele dirigiu a atenção de críticos de Arte com suas pinturas abstratas sensuais, orgânicas de sensibilidade sem igual e bela, enquanto florescendo contra o fundo de galerias de arte contemporâneas em uma explosão poderosa de cor e forma.

Porém, Ureña Rib é primeiro um amante do corpo humano, o feminino em particular, e o nu é um tema que ocorre periodicamente na sua produção. Também é o foco das suas mais recentes séries, como o artista continua explorando as múltiplas facetas da anatomia humana.

Fernando Ureña Rib é um pintor moderno. Ele é um artista universal, e aquela universalidade parte da sensualidade imperturbável das pinturas dele. Eles são penetrados com energia sexual que fala sutilmente, seduzindo ao espectador. Se eles são os estudos eróticos de nus, ou as formas oblongadas ascendendo das suas pinturas abstratas.

Estes trabalhos atraem a nossos sentidos. As suas telas são como janelas grandes para outro mundo, estranho e ainda perturbadamente atávico, exigindo um segundo olhar. As formas nas telas de Ureña Rib já são tão ligeiramente posições vivas, variáveis, lá! Não feito aquela molécula flutuante de luz só movimento?

Dorota Kozinska

A Gazeta, Montreal,

SCOTT DUPERRON

 

 

 

 

 

 
  Privacy Policy | Terms of use | Help | Contact Us | Report Abuse
© Latin Art Museum 2006. Design and developed by comuniQue.  
free hit counter